A música que Gilmour vetou no reencontro do Pink Floyd no Live 8

Da Redação - Ruído Urbano News
O histórico reencontro do Pink Floyd no Live 8, em 2005, quase teve um som a mais no setlist — mas David Gilmour vetou a ideia. O show, que marcou a reunião da formação clássica após mais de duas décadas, contou com um set enxuto de cerca de 20 minutos. No palco, estavam Roger Waters, David Gilmour, Richard Wright e Nick Mason, tocando lado a lado pela primeira vez desde 1981.
O repertório do show incluiu "Breathe (In the Air)", "Breathe (Reprise)", "Money", "Wish You Were Here" e "Comfortably Numb". Mas, nos bastidores, rolou uma divergência: Waters queria incluir "Another Brick in the Wall Pt. 2". Gilmour, no entanto, não topou.
Em entrevista à Classic Rock, o guitarrista explicou o motivo por trás da recusa:
"Roger queria tocar 'Another Brick in the Wall', mas eu não achei apropriado. Era um evento para a África e eu realmente não achava que crianças pequenas na África devessem cantar 'we don't need no education'. Não havia discussão sobre isso. Eu estava totalmente certo."
A justificativa de Gilmour tem a ver com o teor da letra — que, apesar de crítica ao sistema educacional britânico, poderia soar como uma negação da educação em um contexto mais amplo e delicado, como o do Live 8, voltado à luta contra a pobreza em países africanos.
O peso de uma frase
Lançada originalmente em 1979 no álbum The Wall, a música "Another Brick in the Wall" é dividida em três partes, com foco em traumas pessoais, opressões escolares e a desconstrução emocional do personagem fictício Pink.
O verso "We don't need no education" acabou se tornando o mais marcante da segunda parte — e também o mais polêmico. O próprio Gilmour, em outra entrevista resgatada pelo Far Out Magazine, refletiu:
"Roger diria que tudo está no contexto, e suspeito agora que não tenho certeza de quão boa foi a ideia de lançar algo assim como single."
Mesmo sem ter o controle total da banda na época, Gilmour reconhece que, se a decisão fosse só dele, talvez a faixa nem tivesse saído como single:
"Precisamos de professores. Roger estava falando sobre o tipo de professor que era bastante comum nas escolas deste país quando éramos crianças, mas acho que não lançaria isso como uma música agora."
No fim das contas, a apresentação do Pink Floyd no Live 8 ficou marcada sem "Another Brick in the Wall Pt. 2" — e com Gilmour fazendo valer seu ponto de vista, ainda que em meio a um reencontro histórico e simbólico.