Idas, vindas e um patinho de borracha: Zak Starkey segue no The Who, sim senhor

21/04/2025

Da Redação - Ruído Urbano News

Depois de alguns dias de boatos quentes e corações aflitos, o The Who confirmou: Zak Starkey continua firme e forte nas baquetas da banda. O que parecia uma demissão repentina virou apenas um "mal entendido em família", como revelou ninguém menos que Pete Townshend, o próprio guitarrista da lendária formação britânica.

Como já noticiamos aqui (leia aqui), Zak, que está há quase três décadas com Roger Daltrey e Pete, havia sido envolvido em rumores de saída após uma performance questionável no Royal Albert Hall. Mas o susto durou pouco: o próprio Townshend foi às redes sociais do The Who botar os pingos nos is e assumir parte da bronca.

"Ele não está sendo afastado do The Who.
Houve alguns problemas de comunicação — pessoais e privados de todos os lados — que precisavam ser resolvidos, e isso foi feito de forma satisfatória."

Segundo o guitarrista, a treta envolveu ajustes no estilo de Starkey, que teria mudado bastante ao longo dos anos, além de um certo caos nos bastidores do show beneficente para o Teenage Cancer Trust. E ele não se isentou da responsabilidade:

"Roger e eu gostaríamos que o Zak ajustasse seu estilo de bateria mais recente, que evoluiu bastante, para se adequar à nossa formação sem orquestra — e ele prontamente concordou. Eu assumo a responsabilidade por parte da confusão."

Townshend ainda revelou que enfrentava dificuldades físicas após uma cirurgia no joelho, o que pode ter atrapalhado a fluidez do show:

"Nossos shows para o Teenage Cancer Trust no Royal Albert Hall foram um pouco complicados para mim. Achei que quatro semanas e meia seriam suficientes para me recuperar totalmente de uma cirurgia de substituição total do joelho. (Por que eu achei que ainda podia cair de joelhos no palco?) Errado!"
"Talvez não tenhamos dedicado tempo suficiente à passagem de som, o que causou problemas no palco. O som no centro do palco sempre é o mais difícil de lidar. Roger não fez nada de errado, apenas ficou ajustando seus monitores de ouvido. Zak cometeu alguns erros e pediu desculpas. Ainda que tenha usado um patinho de borracha como baterista."

No fim das contas, o clima de reconciliação prevaleceu:

"Somos uma família. Isso tudo explodiu muito rápido e recebeu atenção demais. Já passou. Agora seguimos em frente com otimismo e fogo no coração."

Townshend também fez questão de exaltar Scott Devours, baterista que acompanha os projetos solo de Roger Daltrey e que teve o nome envolvido nos boatos como possível substituto de Zak:

"Quanto ao Roger, os fãs poderão curtir seus próximos shows solo com seu baterista incrível, Scott Devours — sobre quem circularam rumores de que substituiria Zak no The Who, mas que sempre foi um grande apoiador da banda."

E finalizou com um pedido de desculpas ao próprio Scott:

"Devo um pedido de desculpas ao Scott por não ter cortado esse boato antes que ele se espalhasse. Isso o magoou. Prometo pagar uma bebida bem longa pra ele e dar um abraço."

E assim, entre uma tempestade em copo d'água e um show de transparência, o The Who segue em frente – com baquetas, riffs e um patinho de borracha a tiracolo.