Iron Maiden abre nova fase com Simon Dawson na bateria — e Bruce Dickinson está “positivamente chocado”

24/04/2025

Da Redação - Ruído Urbano News

A próxima turnê mundial do Iron Maiden, batizada de Run For Your Lives, começa no dia 27 de maio em Budapeste, Hungria, e promete marcar uma nova fase na história da banda. Isso porque será a primeira sem o veterano Nicko McBrain nas baquetas, que se despediu dos palcos no fim do ano passado. Quem assume o posto agora é Simon Dawson, conhecido por seu trabalho no British Lion — projeto paralelo de Steve Harris.

Durante uma conversa recente em Hollywood com o apresentador Ryan J. Downey, Bruce Dickinson abriu o jogo sobre os primeiros ensaios com o novo integrante. E, segundo ele, a surpresa foi grande:

"Bem, nós já tivemos um ensaio com Simon na última turnê. Simon estava acompanhando o British Lion, já que Steve estava fazendo shows [com ambas as bandas]… Então dissemos ao Nick: 'Olha, no meio da turnê, temos alguns dias em Portland, Oregon. Vamos alugar um local para ensaiar e vamos dar uma chance ao Simon só para ver se funciona, só por precaução'. E assim fizemos [...] E, honestamente, fiquei positivamente chocado. Fiquei tipo: 'Uau'. [...] Pensei: 'Meu Deus, poderíamos fazer um show hoje à noite se precisássemos. Isso é surreal'."

Bruce também comentou por que a escolha recaiu sobre Simon e não sobre nomes mais óbvios que circulavam entre os fãs:

"O incrível foi com Simon [...] havia outros bateristas que as pessoas achavam que estavam no páreo. E uma das razões pelas quais não escolhemos esse outro tipo de baterista foi porque [...] todos queriam soar como Nick. E você não pode substituir Nicko. Você nem deveria tentar substituí-lo [...] se eu fechasse os olhos em alguns momentos durante aquele ensaio com Simon, era como ter Clive Burr de volta à banda [...] E eu fiquei tipo, 'Meu Deus. Uau!'."

A nova turnê não é só uma mudança na formação. Bruce adiantou que o show também terá uma proposta diferente — o que deve deixar os fãs empolgados com o que vem por aí:

"O show que criamos é diferente de qualquer outro show do Maiden que já fizemos [...] É como um capítulo totalmente novo para nós, este novo show. [...] Quer dizer, os primeiros 25, 30 minutos, juro, vão deixar as pessoas de queixo caído."

Segundo o vocalista, Run For Your Lives será o pontapé para um novo momento na trajetória da banda:

"Um novo capítulo com Simon, e estou ansioso por isso. Não há vergonha nisso. Estamos fazendo o melhor que podemos pela música. O Maiden sempre foi maior do que a soma de qualquer parte individual [...] E também estamos na posição semi-única de nunca termos realmente precisado — bem, nunca fomos realmente os queridinhos da grande mídia."

Com mais de um milhão de ingressos vendidos na Europa para o verão, o Iron Maiden já prepara a perna americana da turnê, marcada para começar em 26 de setembro. A expectativa? Alta. Afinal, não é todo dia que uma lenda do metal vira mais uma página da sua própria história.