Oscar 2026 vai apertar o cerco: só vota quem assistir a todos os indicados

Da Redação - Ruído Urbano News
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas resolveu dar uma organizada na casa e anunciou uma nova regra para o Oscar: a partir da próxima edição, quem quiser votar em alguma categoria vai precisar assistir todos os filmes indicados a ela.
"Em uma mudança de procedimento, os membros da Academia agora precisam assistir a todos os filmes indicados em cada categoria para poderem votar na rodada final do Oscar", afirmou a instituição, responsável pela cerimônia mais tradicional (e vigiada) da indústria do cinema.
A decisão chega após anos de rumores — e até declarações — sobre votantes que opinavam sem ter visto todos os títulos. Em entrevistas anônimas à Entertainment Weekly e à Variety, alguns membros admitiram que ignoraram obras como A Substância e o brasileiro Ainda Estou Aqui, mesmo com este último garantindo três indicações.
Apesar da medida ser bem-vinda para garantir mais justiça nas escolhas, a Academia ainda não explicou como pretende fiscalizar essa exigência. A próxima edição do Oscar está marcada para o dia 15 de março de 2026, em Los Angeles. Até lá, o desafio será encontrar um jeito de unir boa vontade com controle.