Perifa RunWay movimenta Samambaia com moda periférica e sustentável

No último sábado (26), o Complexo Cultural Samambaia foi tomado por cores, tecidos e muita criatividade durante a segunda edição do Perifa RunWay. Com entrada gratuita, o evento reuniu moda, música e empreendedorismo em uma celebração que deu destaque à moda periférica e sustentável do Distrito Federal.
Idealizado pelo Perifa Brechó – instituto que trabalha a moda consciente nas comunidades –, o Perifa RunWay levou ao público desfiles de quatro marcas independentes, a exposição do Atelier Perifa (formado por alunos do curso de formação do instituto) e uma feira com 16 expositores da economia criativa. Além disso, a programação contou com apresentações musicais animadas, com nomes como a cantora Pratanes e os DJs Savana e Beatmilla.
A edição deste ano teve como tema "Confluências", inspirado no pensamento do intelectual quilombola Nego Bispo. A proposta foi misturar trajetórias, culturas e ideias num mesmo espaço. "O Perifa RunWay vem para trazer acesso às passarelas de moda, tirando o estigma elitizado que a moda periférica tem e trazendo luz às práticas de moda sustentável", destacou Kellen Vieira, idealizadora e diretora do projeto.
Kellen também explicou que o Perifa Brechó já atua há cinco anos, mas que o evento de moda surgiu há dois, carregando referências da cena Ballroom, conhecida pelas suas competições, incluindo as categorias de desfile. "Este ano o tema está ligado ao quilombola Nego Bispo. Ele fala sobre a união das coisas para a formação de coisas maiores, principalmente a união entre a periferia, os quilombos e as aldeias, para lutar pela sustentabilidade, que é um dos nossos eixos", comentou.
Com apoio de iniciativas culturais e de economia solidária, o Perifa RunWay provou, mais uma vez, que moda e transformação social andam juntas, pulsando forte nas comunidades do Distrito Federal.